ONDE ESTAMOS LOCALIZADOS:

Rua:Izabel Idalina nº 48, Bairro São José São João do Sabugi-RN Tel: (84)- 3425-2285

18/11/2011

Jovens senadores analisam 23 proposições no senado.


27 estudantes de todos os estados e do DF estão vivendo uma semana especial em Brasília. Eles fazem parte do projeto Jovem Senador, têm entre 16 e 19 anos, e estão analisando as proposições resultantes das sugestões enviadas por eles próprios. São 20 projetos de lei e três propostas de emenda à Constituição que, ao final dos trabalhos, devem ser enviados para análise da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Os jovens senadores são os finalistas de concurso de redação promovido pelo Senado e cursam os últimos anos do ensino médio em escolas públicas. Como prêmio, além de notebooks, conquistaram o direito de atuar como senadores, elaborando proposições, em um "mandato" de três dias.
- As propostas nos surpreenderam pela qualidade. Os estudantes estão muito interessados, participando bastante. Perguntaram sobre processo legislativo, sobre o funcionamento das comissões e do Plenário - informou o consultor-geral do Senado, Paulo Mohn, que coordena os trabalhos.
Mohn informou que a maior parte das proposições se relaciona à educação. Cada uma das comissões com nove alunos, tratam de Assuntos Sociais e Segurança; Organização e funcionamento da Educação; e Gestão e Políticas da Educação.
Na tarde de ontem os estudantes votaram, em primeiro turno, as três PECs apresentadas. O segundo turno de votação das PECs e a votação dos vinte projetos de lei estão marcados hoje, dia 18, quando se encerram as atividades.
As redações dos 27 jovens senadores serão publicadas em livreto produzido pelo Senado e suas escolas receberão computadores, livros e DVDs. Além dos trabalhos como senadores, os estudantes participam, em Brasília, de atividades culturais, como visitas à Feira do Livro e ao centro cultural Banco do Brasil (CCBB).
Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário