ONDE ESTAMOS LOCALIZADOS:

Rua:Izabel Idalina nº 48, Bairro São José São João do Sabugi-RN Tel: (84)- 3425-2285

23/05/2012

Participação da população em denúncias e em mobilizações aumenta

 
 

A última sexta-feira, 18 de maio, foi marcada por uma série de passeatas, ações de panfletagem, peças de teatro e palestras em todo o Brasil. Essas mobilizações, realizadas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, têm como objetivo alertar a população sobre o problema, que atinge crianças de todo o país.
Para Glória Diógenes, coordenadora do laboratório das juventudes da Universidade Federal do Ceará, “o país avançou bastante nos últimos anos com campanhas de mobilização que deram mais visibilidade ao tema, que tem se tornado, cada vez mais, pauta constante na sociedade”. Isso pode ser provado, por exemplo, pelo aumento de denúncias recebidas pelo Disque 100, um dos principais instrumentos de combate a essas práticas por meio de denúncias. De acordo com o informativo divulgado na própria sexta-feira, de janeiro a abril deste ano, foram recebidas 34.142 denúncias, número 71% maior que o mesmo período em 2011.

Confira o balanço do Disque 100 clicando aqui

A especialista também ressalta a importância de parcerias entre restaurantes e rede de hotéis no enfrentamento do abuso e da exploração sexual infantojuvenil. “Além disso, é bom ressaltar os benefícios da participação da iniciativa privada em projetos de educação profissionalizante a adolescentes que tiveram seus direitos violados”. No entanto, ainda é preciso melhorar alguns pontos. “As políticas públicas devem ser mais territorializadas, para que sigam as particularidades de cada comunidade”, completa.

Internet
Glória também fala sobre a necessidade de pais e responsáveis monitorarem a navegação de crianças e adolescentes na internet, que quando usada sem orientação pode ampliar o risco de violações desse tipo. “Essa é a melhor maneira de evitar que os filhos, sobrinhos, netos sejam vítimas de aliciadores presentes em redes sociais, salas de bate-papo e sites. E quando alguém souber de algum site ou pessoa que esteja fazendo isso, é preciso denunciar. Essa atenção, atrelada ao diálogo constante com crianças e adolescentes, é a melhor atitude que podemos ter perante esses perigos”.

A SafernetBrasil atua fortemente no combate a violações de direitos humanos, em especial de crianças e adolescentes, na internet. Em seu site, a ONG oferece dicas de prevenção, cartilhas sobre o uso seguro da internet e muito mais. Acesse www.safernet.org.br e confira!
Ação Proteção
A Fundação Telefônica|Vivo lançou, em alusão ao 18 de maio, uma campanha do Ação Proteção (projeto de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com a Childhood Brasil). A campanha conta com veiculação de comerciais de TV e programetes especiais com a Turma do Cocoricó na TV Cultura. Para mais informações sobre o programa e suas campanhas, acesse www.acaoprotecao.com.br
Da Rede Pró-Menino
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário