ONDE ESTAMOS LOCALIZADOS:

Rua:Izabel Idalina nº 48, Bairro São José São João do Sabugi-RN Tel: (84)- 3425-2285

29/12/2011

AGRESSÃO INFANTIL OCUPA TERCEIRO LUGAR NA LISTA DO DISQUE-DENÚNCIA

Na semana em que se comemora o Dia das Crianças no país, a Organização Não – Governamental (ONG) Instituto São Paulo Contra a Violência fez uma revelação alarmante: os maus-tratos contra crianças já ocupam o terceiro lugar na lista de crimes mais denunciados pelo Disque-Denúncia (181), perdendo apenas para o porte e tráfico de drogas. Só entre janeiro e setembro deste ano, foram registradas cerca de 3.400 denúncias de maus-tratos, 400 de pedofilia e 200 de prostituição infantil.

Ainda segundo dados do Instituto, os casos de agressão geralmente ocorrem dentro de casa, e os autores da violência costumam ser os próprios pais e mães das crianças.

Espancamento, abuso sexual, desnutrição e más condições de higiene são os relatos mais freqüentes. Essas práticas violam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990 e que ainda pune poucos. Em Londrina, no Paraná, por exemplo, dos 426 casos de abuso sexual registrados pelo Programa Sentinela, do governo federal, somente três foram parar na Justiça.

Os números da violência doméstica contra a criança podem ser bem maiores do que apontam os indicadores oficiais.Uma pesquisa feita em 2004 pelo campus da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto mostrou que 8% das crianças de até seis anos, matriculadas em creches e pré-escolas da cidade, sofriam maus tratos dentro de casa – 40 vezes mais do que mostraram os órgãos oficiais.

De Brasília, da Agência Notícias do Planalto, Sofia Prestes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário