ONDE ESTAMOS LOCALIZADOS:

Rua:Izabel Idalina nº 48, Bairro São José São João do Sabugi-RN Tel: (84)- 3425-2285

03/02/2012

"Sempre Alerta" O 99º Grupo de Escoteiros São João do Principe realiza seu primeiro acampamento de férias


O 99 GE São João do Príncipe de São João do Sabugi-RN realizou nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2012 seu 1° Acampamento de férias do Grupo Escoteiro. A atividade aconteceu há oito quilômetros distantes da sede do município, precisamente no Sítio Mata-Fome de propriedade de familiares do senhor Chico Delfino. Tudo teve início com uma caminhada de sete quilometro que durou cerca de duas horas da zona urbana até a sede da propriedade, onde foi montado um acampamento improvisado com barracas e o mínimo de estrutura disponível no momento, caracterizando a vida ao ar livre.








 



Após pernoitar a primeira noite de acampamento, o grupo caminhou mais um quilômetro, desta vez chegando ao seu destino final. Lá 
foi dado início ao acampamento com hasteamento do pavilhão nacional, renovação de promeça escoteira, seguido do café servido pela chefia do grupo sob a coordenação das chefes escoteira e cozinheiras Livanda Lopes e Valdomira Lucena  . Durante os três dias de acampamento, as quatro patrulhas existente na tropa escoteira, estiveram em seus subcampos pré escolhidos pela chefia do grupo e distribuídos por via de sorteio realizado entre os monitores das patrulhas FALCÃO; GAIVOTA; LOBO e LEÃO. 
No sábado dia 28/01, os escoteiros receberam durante a tarde e noite visitas de vários pais e responsáveis, que juntamente aos participantes do acampamento participaram do “fogo de conselho”, quando todos tiveram a oportunidade de assistirem a realização de peças teatrais  referente as drogas lícitas e ilícitas sob a direção da pedagoga e chefe escoteira Livanda Lopes, além de assistirem palestras sobre o perigo das drogas lícitas e ilícitas ministrada pelo conselheiro tutelar Damião Mariz com a utilização do data show. A finalização das atividades noturnas com o momento de espiritualidade com a leitura do evangelho de Marcos cap. 4 35-41 seguido de um breve comentário foi realizado  pelo escotista Railson Medeiros. 












No decorrer das atividades diurnas, foram realizados diversos jogos visando o condicionamento físico dos escoteiros, bem como jogo de perguntas e respostas com “torta na cara” para os não sabedores das da respostas, exercitando assim a memória dos participantes. Além dos jogos, os chefes estiveram a todo tempo buscando enfatizar a disciplina dos membros da tropa escoteira, como também a conscientização ambiental. No quesito referente ao bom uso dos recursos minerais da Terra, a coordenação do acampamento submeteu os participantes do acampamento a experimentarem tomar banho com um tempo pré - estabelecido pela chefia que foi dividido em um primeiro momento de 30 segundos de chuveiro ligado alternado de alguns segundos, vindo com um segundo momento de mais 30 segundo de chuveiro ligado, assim finalizava o banho. Essa atitude visava levar os escoteiros a melhor utilizarem a água na hora do banho em suas residências, bem como tentar conscientizar seus familiares da questão ambiental em foco.   Vale salientar que todas as atividades do 99 GE foram previamente planejadas por seus dirigentes, visando o sucesso futuro. Com a filosofia do “aprender fazendo”, os escoteiros estiveram a oportunidade de assimilar algo nunca visto no decorrer de suas vidas.

 O Grupo de Escoteiro São João do Príncipe contou com diversos parceiros importantes para a realização do acampamento, entre os quais, elenca-se instituições públicas e filantrópicas, além de vários sabugienses, sendo alguns deles antigos escoteiros que cederam diversos equipamentos  para que fosse realizado o 1° Acampamento de Férias do 99 GE.
Dentre as curiosidades do acampamento, destacou-se a Estação de Bombeamento que possibilitava distribuição d’ água para os devidos fins, tais como o chuveiro do banheiro como também a pia da lavanderia improvisada, bem como a Estação de Rádio Comunicação facilitando a comunicação entre o local do acampamento com as demais localidades, até mesmo outros municípios de Estados nordestinos como Paraíba; Pernambuco e Ceará. 
























Fonte: Railson Medeiros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário