ONDE ESTAMOS LOCALIZADOS:

Rua:Izabel Idalina nº 48, Bairro São José São João do Sabugi-RN Tel: (84)- 3425-2285

17/07/2012

As gotinhas e as furadinhas que salvam vidas

 


A nossa vida é a melhor coisa que Deus nos deu, por isso temos o dever de cuidar de nossa saúde, um corpo bem cuidado é sinal de vida longa. Além de cuidar de nosso corpo, devemos cuidar da nossa alimentação, de nossa higiene corporal, devemos sempre fazer exames de rotina e procurar atendimento médico sempre que acharmos necessário, por esse motivo, um dos cuidados que devemos ter é vacinar nossos filhos logo após o nascimento.

Algumas doenças são predominadoras em recém-nascidos, crianças, idosos e em adultos, como difteria, febres, hepatites, tuberculose, sarampo, tétano, paralisia infantil, entre tantas outras que ao ser vacinado o indivíduo pode até desenvolver as doenças, mas por estar imunizado pela vacina, o ataque da doença é minimizado, pois o organismo está protegido e o ataque passa a ser inofensivo.

No entanto, se o indivíduo não for imunizado, o ataque de algumas doenças pode ser de consequência grave ou fatal. As vacinas são as armas que temos ao nosso dispor para proteger crianças, gestantes, idosos e adultos de alguns vírus e algumas bactérias. As vacinas protegem milhares de pessoas no mundo inteiro e quase todas são fornecidas de graça pelos postos de saúde da rede pública.

As mulheres gestantes devem ficar atentas ao seu cartão de vacina. As mesmas devem ser imunizadas durante a gestação com as vacinas antitetânica, influenza, ou outras, caso seja necessário. Algumas são contraindicadas como rubéola, BCG, sarampo e caxumba, porque algumas dessas vacinas contêm vírus vivos e podem causar problemas fetais. Visando que a vacina antitetânica tem validade de 10 anos, não havendo a necessidade de doses caso as mulheres gestantes já tenham tomado durante esse período, caso seja desconhecido o histórico de vacina dessa gestante, ela deve tomar as três doses necessárias para proteger ela e o filho. Já vacinas de Hepatite A e B serão indicadas após exames de sorologia, ou se as gestantes apresentem susceptibilidade e risco de desenvolverem a doença.

Por isso, toda criança deve ser vacinada logo nos primeiros dias de vida. A vacina tem o poder de desenvolver imunidade para o organismo. Esse ato de vacinar é de fundamental importância para a obtenção da saúde perfeita de seus filhos e de todas as pessoas. Por isso fiquem atentos às datas dos cartões de vacina e às campanhas de vacinação que são oferecidas pelo Ministério da Saúde.

Senhores pais, fiquem atentos às novas mudanças que ocorreram nos calendários de vacinação de seus filhos. Algumas vacinas serão de dose única e algumas serão de dose dupla para evitar que seus filhos passem por mais de um momento de dor que são as várias furadinhas que alguns deles precisam levar. O desenvolvimento dessas novas fórmulas evitará esse transtorno de dor aos pequeninos, pois algumas dessas vacinas serão gotinhas orais.
Idosos devem ficar atentos às campanhas de vacinação contra a gripe na terceira idade, todos os idosos acima de 60 anos devem se vacinar para se protegerem.

“Um simples ato e um simples cuidado podem evitar uma série de doenças e podem salvar uma vida!”

Ana Alice Silva de Melo
Enfermeira

annaalice@falabarreiras.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário